quinta-feira, 3 de abril de 2014

Por 36 votos a dois, UFPE extingue o vestibular e adere integralmente ao Sisu


É oficial. O mais concorrido e tradicional vestibular do estado de Pernambuco acabou. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acaba de aderir integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito no final da manhã desta quinta-feira pelo reitor Anísio Brasileiro, informando o resultado da votação realizada durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, na Cidade Universitária. Foram 36 votos a favor, dois contra e duas abstenções.

Ficou decidido ainda que o vestibular do meio do ano do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) permanece, assim como a prova técnica de música e a terceira etapa da prova para o curso de química. As mudanças começam a vigorar ainda este ano, mas o calendário do MEC só deve ser anunciado em maio.
Na prática, o que muda é a extinção da segunda fase do vestibular da UFPE, até hoje realizada pela Covest. A seleção passa a ser feita pela nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que já era utilizada na 1ª fase do vestibular.

A UFPE adere tardiamente ao Sisu. No Nordeste era a única universidade federal que ainda não integrava totalmente o sistema. No Brasil, segundo o MEC, 54 das 63 federais existentes já aderiram ao Sisu, total ou parcialmente. 

Na UFPE, atualmente, apenas os alunos dos cursos de oceanografia e estatística são 
selecionados pela ferramenta. Em Pernambuco, as Federais Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf) já aboliram seus vestibulares e colocam todas as vagas no Sisu.

Com informações Diário PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentáro a respeito.